quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Meu orgulho em pertencer a Ufla - 4ª melhor do Brasil, segundo Inep

No indicador divulgado pela autarquia do MEC, a Ufla conquista o 4º lugar entre as instituições de nível superior com melhor índice de qualidade no país

A Ufla ficou em 4º lugar entre as universidades públicas e privadas do Brasil no IGC (Índices Gerais de Cursos das Instituições), indicador de qualidade de instituições de ensino superior divulgado hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC.

Em termos quantitativos, a Ufla atingiu 405 pontos (a pontuação vai de 0 a 500) em valores contínuos e a faixa número 5 numa escala que varia de 1 a 5, ressaltando que o indicador considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

No que se refere à graduação, é utilizada para cálculo do IGC a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição. O CPC tem como base o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno e variáveis como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica. Quanto à pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes.

O IGC de cada instituição de ensino superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez no ano passado e será divulgado anualmente pelo Inep/MEC. O IGC 2007, divulgado no ano passado, compreende todos os cursos das instituições avaliados pelo Enade dentro do triênio 2005-2006-2007. O IGC 2008 atualiza as informações de cada instituição, dentro do triênio 2006-2007-2008.

Juliano Tavares - Assessoria de Comunicação - 31/08/2009 19h27

Nenhum comentário:

Postar um comentário