terça-feira, 19 de maio de 2009

Patrícia Araújo autografa seu livro “Folganças populares” na 9ª Feira do Livro

Folganças populares: festejos de entrudo e carnaval em Minas Gerais no século XIX
Formato 14x21cm, 186 páginas
ISBN 978-85-7419-794-4

A obra discute um festejo bastante popular, ocorrido em Minas Gerais e no Brasil até finais do século XIX. Tal festejo, ou folgança, chegou em terras brasileiras trazido pelos colonizadores portugueses, que no além-mar também já o conheciam e com qual se divertiam bastante. Embora, é preciso alertar, fosse considerado por outras sociedades européias como pobre de gosto e grosseiro. Referimo-nos aqui às brincadeiras de Entrudo. Divertimento que ocorria nos três dias anteriores à Quarta-feira de Cinza, quando então se iniciava o período da Quaresma.

O entrudo era um divertimento bastante singular, para o qual se fazia uso sobretudo de água, e diga-se, água em abundância, jogada sobre as pessoas. Mas não apenas isto, utilizava-se também na brincadeira farinha, alvaiade e outras substâncias. Podia ainda ser um momento para se “pregar peças” nos conhecidos. Além disso, no século XIX o divertimento se “sofistica” e ganha lugar na preferência dos participantes os chamados “limões-de-cheiro”. Porém, por outro lado, à medida que o século XIX avança as elites intelectuais e políticas brasileiras, desejosas de verem o país, como se dizia na época, avançar na civilização e se aproximar das nações européias, passam a implementar medidas civilizadoras. Dentre outras medidas, vê-se o controle dos costumes e práticas culturais considerados pouco civilizados, bárbaras, como por exemplo, os festejos de entrudo. Nesse movimento, outro modo de se divertir antes do período da quaresma vai se projetando e ganhando destaque: o Carnaval.

Prefácio: Regina Horta Duarte

Capítulo 1 - Sanctus Introitus
1.1. No começo uma festa portuguesa
1.2. “Entrudo! Entrudo! Entrudo!”

Capítulo 2 - Bárbaro Entrudo
2.1. Fica proibido o uso de tais brincadeiras
2.2. Pernicioso, bárbaro, de mau gosto

Capítulo 3 - “Carnevale”

3.1. As aspirações de modernidade, sonhos de cosmopolitismo
3.2. Entre o baile de máscara e o mimoso limão-de-cheiro
3.3. O Carnaval conquista a cidade

Serviço:
A 9ª Feira do Livro acontecerá no Ginásio Pronoama, Campanha/MG, de 14 às 22 horas, com entrada franca, nos dias 4 a 7 de junho de 2009.
Mais informações: (35) 9907-9457 (José Reinaldo)
E-mail: ongsebocultural@gmail.com
http://sebocultural.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário