Vital Brazil Mineiro da Campanha foi um de nossos maiores cientistas. Persistente e determinado, descobriu a especificidade dos soros antiofídicos e criou dois importantes centros científicos do Brasil: o Instituto Butantan, em São Paulo, e o Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro.
Nascido em 1865, Vital Brazil passou por muitas dificuldades até conseguir ingressar no curso de Medicina. Logo surgiu o interesse por estudar um remédio que salvasse pessoas picadas por cobras venenosas. Com suas pesquisas descobriu que para cada veneno deveria haver um soro específico. Seu trabalho no Instituto Butantan e no Instituto Vital Brazil resultou na produção de soros, vacinas, produtos farmacêuticos e biológicos.
Vital tinha também preocupações sociais e foi o criador de uma das primeiras escolas que alfabetizavam crianças de dia e adultos à noite, além de ter orientado o homem do campo sobre animais que deveriam ser preservados para ajudar no equilíbrio da natureza.
A série Nomes do Brasil, dirigida ao público infanto-juvenil, resgata a vida e a obra de um de nossos maiores cientistas e aproxima a criança desta personalidade que viveu à frente do seu tempo. Relata, remetendo ao contexto do fim do século XIX até meados do século XX, desde sua infância, as influências que recebeu, até a importância de seu trabalho para nós, tudo ricamente ilustrado, com mais de 60 fotos. No decorrer do texto há perguntas que permitem ao leitor interagir com a história, usando referências de sua experiência e imaginando o que ainda não conhece. O texto se completa com linha do tempo, glossário e referências biográficas.
Sobre a autora:
Nereide Schilaro Santa Rosa é pedagoga e arte-educadora. Escreve especialmente para o público infanto-juvenil e tem cerca de 40 livros publicados, entre didáticos e paradidáticos. Vários de seus títulos foram premiados com o selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Vital Brazil foi escrito para atender a professores de ciências, língua portuguesa, história e a todas as pessoas interessadas na história da ciência do Brasil.
Indicado para 2ª a 8ª série do Ensino Fundamental, possibilita discutir o contexto cultural da época (fim do século XIX e primeira metade do século XX), como se dão as descobertas científicas, a importância da ciência e das pesquisas científicas, a importância de sonhar, de ter um ideal e determinação para atingir objetivos etc.
O livro tem 32 páginas - Contato: Lucíola Morais 11-3045-9894 9955-5200
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário