Maria Silvia Eisele Farina, nos envia sua dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, na Linha de Pesquisa Teoria e Crítica da Arte para obtenção do título de mestre em Estética e História da Arte, sob a orientação Profª Dra. Kátia Canton. São Paulo, 2008, com o título: Identidade e a arte de Maria Martins.
Veja o trabalho completo em:
www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=37984
A produção artística de Maria Martins é cercada de efemérides desconhecidas do grande público, por exemplo, poucos têm conhecimento de que a escultura monumento O Rito do Ritmo foi criada para a inauguração de Brasília, em 1961. O que teria de mistério ou preconceito em torno de Maria Martins? Por que a história da arte brasileira marginaliza uma artista que intercedeu diretamente na criação da Bienal Internacional de São Paulo? Quem era essa mulher irreverente, ousada e sensível? Na trajetória de Maria Martins, muitas datas e nomes de obras divergem ou são imprecisos. Foi uma das organizadoras Bienal Internacional de São Paulo. O contato que tinha com os artistas fora do país, facilitou a participação de grandes nomes na exposição internacional.
Nas décadas de 1940 e 1950 seu trabalho artístico desenvolveu-se de forma progressiva e significativa, no exterior. A presente pesquisa se propõe a validar as obras de Maria Martins, dentro de um levantamento fotográfico das obras in loco, além de utilizar registros em livros e catálogos, especificamente, suas esculturas. O objetivo principal é buscar uma linha condutora artística. Seu papel na arte brasileira não se restringe à poética visual, mas também, estende-se à promoção da produção artística nacional.
A pesquisa dirigiu-se no âmbito da perspectiva de apreciação estética formal de sua obra, bem como, pautou-se no realce e elenco de suas esculturas. Deve-se atentar que, esse exercício é implementado, muito embora, a própria Maria Martins não tivesse em sua poética uma continuidade cronológica lógica cercada de idéias e linhas. O estudo sobre a obra de uma grande artista é, simultaneamente, desafio e proposta de trabalho apaixonante.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário